Nossa interpretação de mundo ocorre em grande parte pela interpretação dos estímulos sensoriais aos quais somos expostos constantemente. Valores são criados, expectativas e decisões são tomadas em função de imagens, odores, sons, sensações táteis e sabores, consciente ou inconscientemente.
Para expandir o grau de imersão do consumidor com uma marca, empresas apostam na provocação planejada e ordenada dos sentidos através do Branding Sensorial, técnicas responsáveis por gerar percepções prazeirosas em um público e/ou antecipar recompensas travestidas de conceitos, produtos e serviços.
Os sentidos humanos são a porta de entrada de estímulos que serão interpretados e associados a sensações positivas ou negativas. Marcas podem (e devem) se utilizar das emoções geradas a partir destes estímulos sensoriais para criar empatia e atingir seus consumidores no âmbito mais íntimo de suas vidas.
JC Rodrigues: Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM-ESPM); Mestre em Administração com ênfase em Comportamento do Consumidor (PPGA-ESPM), com MBA em Gestão de Marketing Digital (ESPM), Pós-graduado em Storytelling (IADE/Lisboa); Pós-graduado em e-Business & Tecnologia Internet (UFRJ), Pós-graduado em Neurociência & Psicologia aplicada (Univ. Mackenzie), com Extensão em Gamification (PUC) e graduação em Propaganda e Marketing (ESPM); tem mais de 25 anos de experiência no mercado digital / interativo, 7 dos quais como Diretor de Produtos e Experiências Digitais na The Walt Disney Company Brasil e América Latina. Também é professor de temas ligados à Comportamento do Consumidor, Storytelling e Marketing & Negócios Digitais na ESPM, FIA e Faculdade Cásper Líbero. É especialista em marketing e negócios digitais, storytelling, impacto da tecnologia no comportamento humano e autor de 4 livros sobre comportamento humano e tecnologia.
Caso você necessite de um treinamento customizado para sua empresa em função de desafios específicos, entre em contato.