Neuremotion

Licenciamento de Marcas: aumentando sua receita com royalties

O licenciamento de marcas e personagens traz grandes oportunidades tanto para os criadores de conteúdo (Licenciadores) como para aqueles que incorporam em seus produtos as características deste conteúdo (Licenciados) e para as redes de varejo, que os enxergam como carros-chefes de suas vendas.

Marcas como Disney, WarnerBros, PeppaPig, Corinthians entre outras, agregam valor percebido aos produtos que estampam seus personagens e outros aspectos visuais de suas propriedades, aproveitando-se não somente da imagem, mas dos sentimentos imbuídos a eles através de suas narrativas.

Conteúdos abordados

O processo para licenciamento de marcas envolve questões técnicas, contratuais e criativas para extrair o máximo desta sinergia entre produtos e a imagem das marcas dos licenciadores. Assim, este treinamento tem como objetivo capacitar profissionais que desejam atuar na área de licenciamento de marcas, seja em marcas licenciadoras, em fabricantes (licenciados) e redes varejistas.

Os treinamentos, serviços de mentoria/consultoria são dirigidos a profissionais das áreas de marketing, gestão, vendas e produto, e estudantes de comunicação, publicidade, propaganda e marketing, design, moda, administração que atuem ou desejem atuar na área de licenciamento de marcas e personagens, seja em Licenciadores (detentores das marcas e personagens), Licenciados (fabricantes dos produtos) bem como redes varejistas que venham a comercializar tais produtos. Ao final, é esperando que estes profissionais estejam aptos a decodificar elementos que definam a identidade de marca, desenvolver soluções criativas de produtos conforme universo narrativo de marcas e personagens, distinguir os elementos, documentos e materiais que compõem o processo de licenciamento de marcas e personagens, identificar as aplicações do modelo de licenciamento entre licenciadores, licenciados e redes de varejo e Operacionalizar os procedimentos para licenciamento de marcas e personagens, de seu conceito à negociação.

Este tema é desenvolvido em conjunto com a Licencie - conectando Marcas e Produtos, que atua na interconexão entre marcas, indústria e varejo para o desenvolvimento do mercado de licenciamento de marcas e personagens.

  1. Comportamento do Consumidor, Imagem/Identidade de Marca e seu Universo Narrativo: Tendo como base os modelos de comportamento do consumidor, os participantes compreenderão como se dá o processo de decisão de compra e seu impacto em produtos licenciados, a construção de uma identidade de marca e como o desenvolvimento de produtos licenciados deve respeitar o universo narrativos das marcas e personagens.

  2. Definições e conceitos ligados ao licenciamento de marcas e desenvolvimento de produtos licenciados: Será abordado o valor do licenciamento para as marcas, a dinâmica do mercado e conceitos fundamentais ao preparar marcas para o licenciamento, como posicionamento e branding, geração de conteúdo e desenvolvimento de guias de estilo.

  3. Licenciamento para marcas: Cobrirá as responsabilidades e projetos de licenciamento dos pontos de vista das marcas (como licenciadores); tratará, sob a ótica dos Licenciadores, da prospecção de parceiros, planejamento de vendas, contratos, pipeline de vendas e relatórios de royalties. Também serão abordadas técnicas para construção de engajamento, experiências e aumento de visibilidade de marcas e conteúdos utilizando o licenciamento como ferramenta de conexão com consumidores através de produtos.

  4. Licenciamento para fabricantes (licenciadores) e Varejo: Cobrirá as responsabilidades e projetos de licenciamento dos pontos de vista dos Fabricantes; adequação da marca ao produto; O que buscar numa marca e onde procura-las; modelos de negociação e mínimos garantidos, reporte de vendas e exigências da marca; venda de produtos licenciados - a escolha do canal. Abordará como o varejo utiliza o licenciamento na estratégia comercial; como a gestão de categoria está aplicada ao licenciamento; o papel do Gerente de Produto/Comprador na cadeia do licenciamento; o que é o DTR (Direct to Retail), utilizado por grandes varejistas, redes de franquias, supermercados, entre outros.
Tenho interesse (in-company)
Tenho interesse (individual)

Líder do tema

Rafael Pedreira: Especialista em licenciamento, vendas e varejo, com foco em produtos licenciados, com mais de 13 anos de experiência. Fundou em 2016 a Licencie, empresa especializada em desenvolver programas de Licenciamento para fabricantes e varejistas com foco em serviços e vendas de produtos licenciados. Desenvolveu programas de licenciamento para seus clientes com as marcas Copa do Mundo FIFA 2018, Paris-Saint German, JEEP, junto a grandes varejistas como Centauro, Ri Happy, Netshoes, EXTRA, Lojas Americanas.
Foi Gerente de Novos Negócios da empresa inglesa Sporting iD, responsável gerenciar todo o programa de Licenciamento e Varejo da empresa junto a CBF, Nike e FIFA, em projeto vinculado a Copa 2014. Foi Gerente de Marketing Esportivo das marcas Umbro e Fila no Brasil, onde gerenciava os patrocínios a Clubes e atletas. Extensão em Gestão de Marketing Digital e Ecommerce pela ComSchool (SP). Pós-graduado em Gestão do Futebol pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Federação Paulista de Futebol e graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.