Neuremotion

Gestão de crises nas mídias sociais

Um mundo conectado e consumidores permanentemente ávidos por conteúdo demandam respostas rápidas e estruturadas para situações de crise de imagem, sejam elas reais ou de informação. Quando esta crise atinge as mídias sociais, não há espaço para amadorismo e não existe segunda chance de responder adequadamente a questionamentos do público

O que poucos profissionais de comunicação sabem, contudo, é que há vasta pesquisa e modelos para antecipação de crises, análises de risco e tratativas de situações que visam reduzir o risco da ocorrência de crises ou, na impossibilidade disto, preparar os gestores de marca para passar por este momento com mínimo impacto no médio e longo prazos.

Conteúdos abordados

Se há uma certeza entre os profissionais de comunicação, é que terão que enfrentar uma crise de marca em algum momento. Por isso a importância em conhecer técnicas para gestão de crises, sejam de evento ou informacionais. Planejamento da gestão de riscos (antecipação de crises) e métodos reativos para situações de crise catalisadas pelas mídias sociais são alguns dos assuntos tratados.

  1. Entendendo o comportamento humano nas mídias sociais: Explorar características comportamentais/psicossociais do público online e suas manifestações nas mídias sociais colaborativas.

  2. Por que alguém conta algo para alguém?: Compreender as razões por trás da viralização de conteúdo nas mídias online e o que leva este público a atuar como mídia em sua rede de relacionamentos.

  3. Prevenir é melhor que remediar: Mapeamento dos pontos de contato com público; monitoramento de redes; avaliação de riscos e criticidade, construção de processos ativos e reativos.

  4. Técnicas para gerenciamento de crises nas mídias sociais: Metodologia para controle de crises nas mídias sociais, redução de impacto e reversão de imagem negativa.

Tenho interesse (in-company)

Tenho interesse (individual)

Líder do tema

JC Rodrigues: Mestre em Comportamento do Consumidor (ESPM), com MBA em Gestão de Marketing Digital (ESPM), Pós-graduado em e-Business & Tecnologia Internet (UFRJ), Pós-graduado em Neurociência & Psicologia aplicada (Univ. Mackenzie), com Extensão em Gamification (PUC) e graduação em Propaganda e Marketing (ESPM); tem mais de 20 anos de experiência no mercado digital / interativo, 7 dos quais como Diretor de Produtos e Experiências Digitais na The Walt Disney Company Brasil e América Latina. Também é professor de temas ligados à Marketing e Negócios Digitais na ESPM, Faculdade Cásper Líbero e Business School São Paulo, além de mentor do programa de Digital Marketing da Springboard (EUA). É especialista em marketing e negócios digitais, storytelling, impacto da tecnologia no comportamento humano e autor de 4 livros sobre comportamento humano e tecnologia.